A economia brasileira ainda tenta se recuperar após uma das piores crises econômicas. Em função disto, o abono salarial surge como um alívio para a condição financeira de milhares de trabalhadores em todo o país. Pensando nisso, é essencial ter uma espécie de planejamento utilizar essa quantia do PIS PASEP melhor maneira possível.
Você já refletiu sobre isso, só que não chegou a uma conclusão? Então, esse artigo foi feito especialmente para você! Quer conferir algumas dicas para aplicar corretamente esse dinheiro extra? Então, veja algumas sugestões para deixar a situação mais favorável e até iniciar uma fase de investimento. Vamos lá?
Como utilizar corretamente o PIS PASEP? Veja algumas sugestões!
O fato é que muitos brasileiros não estão conseguindo manter todas as contas em dia e esse dinheiro do PIS PASEP pode chegar em ótima hora. Neste caso, a primeira medida que a pessoa necessita tomar quando tiver o dinheiro em mãos é acabar com essas dívidas.
Conforme os especialistas, é indispensável conceder prioridade aqueles classificadas como caras. Isso quer dizer as contas com juros elevados, como o cheque especial ou o cartão de crédito. Antes de pagar as dívidas, é indicado ter prudência e marcar uma reunião com o gerente da sua agência bancária.
Essa conversa pode ser determinante para negociar novamente e até solicitar algumas condições melhores para o pagamento. È possível até obter uma diminuição nos juros do total devido. E quando você já passou desta fase e quer fazer com que o dinheiro trabalhe para você?
Reserva de emergência
Com o equilíbrio nas suas contas, a segunda ação é estabelecer um fundo de emergência. Os especialistas financeiros argumentam que é essencial ter guardado, em uma aplicação financeira o montante correspondente a quatro ou cinco vezes as despesas mensais de modo individual ou familiar.
Qual o melhor local para fazer esse tipo de reserva com o dinheiro do PIS PASEP? Nestes casos, o Tesouro Direto e até mesmo a caderneta de poupança surgem como possível. Portanto, você deve calcular todas as despesas por mês e calcular por quatro, cinco, seis ou o número desejado para se precaver.
Tesouro Selic
Normalmente, o montante médio para um brasileiro se manter mensal gira em torno de R$ 1500. Mesmo que essa quantia possa ser pequena, é fundamental que o cidadão passe a estabelecer uma cultura de investimento e planejamento.
Para quem está dando os primeiros passos, o Tesouro Selic é uma excelente opção por ser algo de baixo risco e alta volatilidade. Isso significa que você praticamente não tem risco de perda e pode retirar o seu dinheiro quando necessitar.
Lembrando que o Tesouro Direto conta com outras possibilidades de investimento além do Tesouro Selic. Dá para obter mais detalhes de todas as modalidades a disposição no site oficial.
Fundo Multimercado
Quando esse costume de aplicar todos os meses tiver sido adquirido, a pessoa tende a se sentir muito mais confiante e informada sobre o mundo financeiro. A partir daí, é possível até reservar a quantia do PIS PASEP do ano seguinte para realizar aplicações mais rentáveis e agressivas, como, por exemplo, o fundo multimercado.