Passo a passo para receber o seu abono salarial

Passo a passo para sacar o abono salarial

O quanto você gostaria de finalizar este ano ou iniciar 2019 com uma graninha a mais? O abono salarial surge como um direito muito bem-vindo para os trabalhadores em todo o território nacional. Basicamente, este é um benefício anual que acontece aos funcionários do setor público e privado inscritos no PIS / PASEP e que cumprem algumas determinações previstas em lei.

Vale salientar que a data do pagamento é realizada conforme as orientações do Cronograma do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT) e sempre revelada pela Caixa Econômica Federal. Essa instituição financeira se responsabiliza pela liberação dos recursos aqueles que tem a carteira de trabalho assinada com empresas privadas.

Recebimento do abono salarial neste ano
Recebimento do abono salarial neste ano: como fazer?

O Banco do Brasil, por sua vez, fornece o pagamento deste benefício aos funcionários públicos em todo o Brasil que se enquadram nas condições exigidas pela legislação brasileira. Em ambas as situações, a remuneração mensal não deve ultrapassar dois salários mínimos durante o ano base. Neste momento, o ano base para pagamento do abono salarial é 2017.

Recebimento do abono salarial neste ano

É importante reforçar que o pagamento do abono salarial toma como base o mês de nascimento do trabalhador. Mas, todos os beneficiados tem até o último dia para procurar pelos direitos e retirar essa quantia. Afinal, você não tem todo o tempo do mundo pra isso, não.

Caso você não saiba, quem não busca receber o benefício dentro do prazo – que geralmente se encerra no mês de junho – fica de mãos abanando. Isso mesmo! Essa situação acontece porque o recurso que não é retirado volta aos cofres do FAT e não pode mais ser resgatado. Não existe uma acumulação para o ano seguinte. Você não recebe e pronto. Por isso, fique atento!

Passo a passo para sacar o abono salarial

Mas, como você pode sacar o abono salarial e não perder essa oportunidade? Simplesmente, você deve ter mãos o seu Cartão Cidadão e estar devidamente inscrito no PIS / PASEP há mais de cinco anos, além de ter trabalhado formalmente por 30 dias, ao menos, em 2017.

Com o cartão e a sua senha, você pode sacar o dinheiro nos locais de auto-atendimento da Caixa e em casas lotéricas. Senão tiver o cartão a sua disposição, você pode ter acesso a quantia em qualquer agência da CEF, mas sem ter a facilidade de utilizar os terminais de auto-atendimento.

Quem não tem direito de receber o PIS?
Quem não tem direito de receber o PIS?

Outra forma é que esse benefício também pode ser adicionado na folha de pagamento repassada pelo seu trabalho. Preste atenção ao calendário do abono salário para não ter o seu dinheiro repassado ao FAT!

E quanto você pode faturar com o abono salarial? Bom, isso depende do tempo que você trabalhou com a carteira devidamente assinada no ano passado. O pagamento variar de R$ 80, mínimo para quem atuou somente um mês formalmente, e até R$ 954 para o trabalhador que atuou o ano inteiro. Afinal, a quantia é baseada no salário mínimo e também no seu tempo de serviço no ano base.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *