No dia a dia do cidadão brasileiro, há inúmeras siglas para as mais variadas finalidades. Sendo assim, é um desafio entender o significado de todos esses termos e como eles podem impactar na sua vida profissional e até pessoal. Por exemplo, o abono salarial é um benefício que ajuda a compor o orçamento de funcionários do setor público e público. Mas, você o que é NIS, PIS, PASEP e NIT?
Dá para ficar confuso, não é? O fato é que são diversas siglas e tem funções diferentes a fim de lhe ajudar a receber essa quantia anual. Quer tirar todas as suas dúvidas agora a respeito de o que é NIS, PIS, PASEP e NIT? Então vamos lá!
O que é NIS, PIS, PASEP e NIT?
1 – NIS
Basicamente, o NIS se refere ao Número de Identificação Social gerado pela Caixa Econômica Federal para o cidadão que não conta com o PIS e que podem receber o beneficio em alguma categoria de projeto social, como ocorre com o Bolsa Família, o Pró-Jovem, o Pronatec, entre outras iniciativas.
De modo geral, o NIS é um cadastro feito no primeiro emprego formal na maioria das vezes, exceção feita para aqueles que contam ajuda governamental de alguma maneira como citado anteriormente.
Vale salientar que entre aqueles que tem o NIS ao obter a sua primeira atividade profissional remunerada, esse dado também será usado como o número do PIS / PASEP. Além disso, a inscrição do NIS é veiculada somente com o intuito de identificação dos brasileiros que possuem ou possam obter algum dos benefícios sociais previstos por lei.
No instante que o brasileiro começa em um emprego com a carteira assinada, a inscrição NIS é feita no Programa de Integração Social, se convertendo também em um cadastro PIS. Isso quer dizer que uma inscrição PIS se equivale a uma inscrição NIS referente ao mercado de trabalho.
2 – PIS
Deu para perceber que todos esses termos acabam se cruzando, não é? Bom, o PIS se trata do Programa de Integração Social, desenvolvido pelo Governo Federal com a meta de relacionar o funcionário ao cotidiano da companhia em questão.
O PIS é obtido no primeiro serviço, a partir daí o cidadão conta com o benefício de receber o abono salarial, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), etc. Enfim, qualquer trabalhador contratado no setor privado conta com esse cadastro.
3 – PASEP
O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor e pode ser considerada a versão do PIS para os servidores públicos. Simples, não? O PASEP também concede diversos benefícios aos seus contemplados, desde que estejam de acordo com alguns requisitos.
4 – NIT
O NIT, por sua vez, é o chamado de Número de Identificação do Trabalhador para aqueles que pretendem efetuar os recolhimentos das contribuições ao INSS. Sendo que as pessoas que necessitam realizar o cadastro do NIT são Segurados Contribuinte Individual, Empregado Doméstico, Segurado Especial e Facultativo.
É importante frisar que NIT é semelhante ao PIS / PASEP, o diferencial é que se destina ao Contribuinte Individual. Se, por ventura, o trabalhador já contar com o número do PIS / PASEP, poderá utilizar essa informação para realizar o recolhimento ao INSS.