Um dinheirinho a mais sempre é muito bem-vindo, não é? Desde o dia 13 de setembro, o novo lote do abono salarial começou a ser pago em todo o país. Sendo assim, as pessoas que trabalharam em empresas particulares em 2017 com carteira já podem buscar esses valores ou esperar que essa quantia caia diretamente na sua conta.
Vale lembrar que essa vantagem é destinada as pessoas que fazem aniversário no mês de setembro, mas também está disposição dos aniversariantes de julho ou agosto. Isso porque essas pessoas já tiveram o saque liberado e continuam dentro do prazo para retirar essa quantia.
Desta maneira, o montante tem a ver com o tempo de serviço prestado com carteira assinada no ano passado. O mínimo equivale a R$ 80 e se refere aqueles que trabalharam formalmente por apenas 30 dias, enquanto o máximo do benefício corresponde a R$ 954. Neste caso, o cidadão precisa ter atuado fichado em uma companhia privada pelos doze meses.
Novo lote do abono salarial para servidores públicos
É importante salientar que esse benefício também abrange os servidores públicos que possuem o número de inscrição no PASEP com fim 2. A retirada para aqueles que tem a inscrição finalizada em 0 ou 1 também já foi autorizada e continua acessível. Por isso, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, não é?
De modo geral, o novo lote do abono salarial se difere da liberação especial vinculada as cotas do Fundo PIS / PASEP. Devido ao mesmo nome, há muita gente que se confunde e até deixa de procurar pelo seu direito. As cotas são exclusivas para quem trabalhou entre os anos de 1971 e 1988 formalmente e ainda não fez a retirada.
Prazo máximo para sacar o novo lote do abono salarial
Como citado anteriormente, o novo lote do abono salarial está liberado para brasileiros que fazem aniversário nos meses de julho, agosto e setembro. Mas, você sabe até quando esse benefício fica a sua disposição? Você terá o direito de exigir essa quantia até o dia 28 de julho de 2019. Esse prazo é livre para todos os trabalhadores, independente da data de nascimento.
Isso acontece porque quem se esquecer de apanhar esse recurso nos bancos ou não receber diretamente na conta, perderá tudo. A quantia é devolvida para o Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT) e não acumula para o próximo ano, não.
Quem pode solicitar esse benefício do PIS / PASEP?
O fato é que você necessita cumprir alguns requisitos para receber essa graninha extra. Você está por dentro? Estão, vamos tirar essa dúvida!
1 – Ter trabalhado formalmente por 30 dias no mínimo no ano base (2017)
2 – Ter recebido salário correspondente a dois salários mínimos mensalmente
3 – Ter inscrição no PIS / PASEP há 60 meses ou mais;
4 – Ter um empregador que mantenha as suas informações corretas e atuadas junto ao Governo Federal.
Ficou com alguma dúvida? Entre no site oficial do PIS ou ligue para 0800 726 020, enquanto os servidores públicos devem entrar em contato pelo fone: 0800 729 0001.