As cotas do PIS 2018 se tratam dos créditos enviados pelo empregador ao Fundo PIS / PASEP, entre os anos de 1971 e 1988. Sendo assim, qualquer pessoa que atuou em uma companhia do setor privado e que tenha o cadastro no PIS até a data de 4 de outubro de 1988 e ainda não tenha realizado o recebimento total depois deste dia, tem o direito de receber as Cotas do PIS 2019.
Quais trabalhadores podem receber as cotas do PIS?
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, a lei número 13.677, de 2018, assegura esse benefício tanto para trabalhadores cadastrados no fundo, bem como aos dependentes do cotista em caso de falecimento. Nesta situação, os dependentes tem direito a receber as cotas do PIS 2019 a partir da apresentação de alguns documentos específicos.
Como fazer o saque das cotas do PIS 2019?
Caso você esteja dentro das normas para receber as cotas do PIS 2019, é preciso estar atento ao calendário e ao modo correto para ter acesso a essa quantia sua por direito. Há duas possibilidades para poder sacar esses recursos. Vamos lá?
Conta na Caixa Econômica Federal
Caso você tenha uma conta (conta corrente ou conta poupança, individual ou com movimentação), o recebimento é bastante simples. Isso acontece porque você não precisará fazer absolutamente nada. Algo excelente, não é? A quantia será creditada de maneira automática na sua conta. Tudo o que terá de fazer é checar o saldo e fazer uso da forma que bem entender.
Sem conta na Caixa Econômica Federal
Mas, e aqueles trabalhadores que não possuem nenhum tipo de serviço vinculado à Caixa Econômica Federal? Apesar disto, você terá de comparar a uma das agências de atendimento desta instituição financeira.
Afinal, o PIS é feito neste banco. Além disso, você deve se apresentar ao ponto de atendimento com uma documentação oficial de identificação com foto recente e ainda com o seu número NIS. A partir daí, é preciso seguir ao protocolo de atendimento da Caixa e aguardar a sua vez. Sem mistério, não é?
Onde encontrar o número do NIS?
Se, por ventura, você não souber informar o seu número do NIS, não tem problema! Essa informação pode ser achada facilmente e em diversos locais. Vamos descobrir isso agora?
1 – No seu Cartão do Cidadão;
2 – Nas anotações gerais de sua Carteira Profissional de Trabalho antiga;
3 – Na área de identificação da nova Carteira de Trabalho;
4 – Na folha impressa do seu extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Conheça o calendário de pagamento de cotas do PIS 2019
Agora que você já está por dentro de todos os detalhes, é hora de conhecer o calendário de saques das cotas do PIS 2019, não é?
O crédito em conta para aqueles trabalhadores que possuem vinculo com a Caixa Econômica Federal começou no dia 8 de agosto deste ano. Já o recebimento para todas as idades iniciou no dia 14 de agosto e se estende até 28 de setembro deste ano.
Além disso, os cotistas com 60 anos ou mais, aposentados, herdeiros e outros casos que constam na lei também seguem com a chance de sacar esse dinheiro até a data final, segundo o calendário do PIS.
Trabalhei em uma empresa por 4 anos.
a 3 meses fui mandado embora esse ano .. fiz aniversário em agosto. Será que eu tenho direito ao PIS esse ano. ..??
Ideal é sempre consultar no site oficial e também nas agências bancárias!
Espero ter ajudado!