Aprenda em nosso artigo de hoje a como fazer a Prova de Vida do INSS e garanta o recebimento da sua aposentadoria ou benefício. Afinal, esta prova precisa ser feita todos os anos, para que os pagamentos dos benefícios se mantenham organizados e justos. Assim, é possível inibir fraudes e recebimentos indevidos. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre esta importante prova.
Como fazer a Prova de Vida do INSS?
A Prova de Vida do INSS pode ser feita de uma maneira bem simples, e você não precisa se preocupar quanto ao processo. Basicamente você terá que renovar a sua senha, de modo anual, para continuar sacando o seu benefício. Seja ele pensão por morte ou aposentadoria.
Para isso, é importante que você se dirija até o banco no qual você costuma receber o pagamento mensal. Lá você precisará apresentar algum documento válido com foto, que pode ser a sua CNH, o seu RG, o seu Passaporte, etc. A partir disso, você poderá solicitar a Prova de Vida para o atendente e, desse modo, modificará a senha do cartão que você recebe o seu benefício.
Em alguns casos, ao invés de ser solicitado o documento com foto, você poderá cumprir a prova a partir da sua biometria. Tudo variará de agência bancária para agência bancária.
Trata-se de um processo rápido e bastante simples e fácil. Porém, caso você não o faça, poderá ter o seu benefício interrompido, comprometendo assim a sua renda.
Portanto, procure sempre fazer a Prova de Vida do INSS a cada 12 meses, pois se você passar deste período de “verificação”, poderá perder o pagamento e assim terá que lidar com burocracias ainda maiores para resolver o seu problema.
Lembre-se que não existe uma data fixa para esta prova, desde que você a faça a cada 12 meses, no máximo. Além disso, cada agência bancária pode ter um período diferente de recadastramento. Desse modo, é muito importante que você procure a sua agência para saber mais sobre o período estipulado por eles.
Como fazer a prova de vida do INSS se estiver doente?
Se por ventura você estiver doente, ou então, não tiver condições de se dirigir até a sua agência bancária, você poderá solicitar a nova senha a partir de um procurador cadastrado e autorizado pelo próprio INSS. Assim, ele poderá renovar a sua senha para que você continue recebendo o benefício normalmente. O mesmo vale para quem estiver no exterior no período de recadastramento.
Não perca o seu benefício!
Agora que você já sabe como fazer a prova de vida do INSS é hora de ficar atento para o período de recadastramento de senha da sua agência bancária. Assim, poderá efetivar o processo e continuará recebendo os seus pagamentos normalmente.
Organize-se e garanta os seus direitos!