O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal entraram em acordo com alguns bancos privados para pagar o PIS / PASEP. Sendo assim, o Bradesco, o Itaú, o Santander e o Bancoob vão facilitar o acesso dos beneficiários as cotas do PIS / Pasep. A partir de agora, a quantia correspondente poderá ser encaminhada diretamente para as contas dos clientes.
De acordo com Informações do Ministério do Planejamento, esse acordo tende a otimizar a vida de aproximadamente nove milhões de brasileiros em todo o território nacional e que ainda tem direito a receber esses valores.

Vale salientar que antes disto, qualquer pessoa que não contasse com uma conta vinculada a Caixa Econômica ou ao Banco do Brasil tinha a obrigação de se encaminhar para uma destas agencias para poder realizar o resgate de sua cota.
Acordo com Bancos privados para pagar o PIS / PASEP
A partir de agora, essa combinação entre os bancos privados para pagar o PIS / PASEP promete flexibilizar o saque destes recursos. Isso porque todo o valor será creditado na conta do cidadão. A tendência é até otimista, uma vez que outras instituições financeiras de porte médio e grande também entrem em acordo com o BB e a CEF.
No entanto, o Ministério ainda não revelou novos detalhes destas possíveis negociações. Desde que foi autorizado para saque, no mês de outubro do ano passado, cerca de R$ 15 bilhões vinculados ao Fundo PIS / PASEP já foram parar nos bolsos dos trabalhadores, conforme dados do próprio Ministério.
Até o dia 28 de setembro, os cotistas de todas as faixas etárias tem a permissão de efetuar o saque destas quantias. De modo geral, mais de 15 milhões de brasileiros se enquadram nos quesitos necessários para resgatar esse benefício, contabilizando recursos que beiram os 30 bilhões de reais.
Ainda de acordo com o Governo Federal, as pessoas que não ainda não tiveram acesso automático ao PIS / PASEP, por não ter conta corrente ou estar com o cadastro desatualizado no Fundo, podem se encaminhar até os pontos de atendimento tanto da Caixa Econômica quanto do Banco do Brasil. Nestes locais, é possível tirar o dinheiro com a apresentação de um documento de identidade recente com foto.
Como saber se você tem direito ao benefício?
Muitas pessoas ainda não sabem se realmente tem direito de sacar esse direito. Sendo assim, o trabalhador pode esclarecer essa dúvida ao entrar nos sites do PIS (destinados as pessoas que trabalharam em empreendimentos privados) ou ainda ao PASEP (brasileiros que atuaram no funcionalismo público).

Além disso, somente tem direito a essa quantia quem trabalhou de modo formal entre os anos de 1971 e 1988 e ainda não retirou esses valores. Caso você tenha assinado a carteira de trabalho depois do dia 4 de outubro de 1988, infelizmente não é um dos beneficiados desta vez. Mas se você é um dos contemplados, não deixe para amanhã e se encaminhe até uma das agências para receber o que é seu por direito!