O Vale Gás 2023 é uma iniciativa do Governo que tem como objetivo oferecer mais dignidade e qualidade de vida para as famílias brasileiras que fazem parte do grupo de baixa renda. Afinal, com o aumento do preço do gás – que ocorreu nos últimos meses -, o pagamento da compra do gás de cozinha se tornou, para algumas pessoas, algo insustentável.
Ao mesmo tempo, não são todos que têm direito ao recebimento do vale. Por isso, é importante ficar atento aos pré-requisitos do programa para, assim, poder solicitar o seu pagamento. Para tanto, acompanhe este texto e saiba mais!
Quem tem direito ao Vale Gás 2023?
Pare ter direito de receber o Vale Gás 2023 é necessário estar dentro de alguns requisitos importantes. Abaixo listamos cada um deles para que você avalie, com atenção, se a sua família se enquadra no grupo de beneficiários desse pagamento:
- A sua família precisa estar com a inscrição atualizada no Cadastro Único.
- Sua família deve receber, no máximo, meio salário mínimo por pessoa (R$ 660, atualmente).
- Famílias que têm beneficiários do Benefício de Prestação Continuada, inscritas ou não no Cadastro Único.
Se a sua família atende a esses requisitos, poderá receber o pagamento do Vale Gás 2023 já em fevereiro. No próximo tópico, destacamos as datas de pagamentos para que você comece a se programar. Continue lendo.
Calendário de pagamentos para quem tem direito ao benefício
Ficar por dentro do calendário de pagamentos é extremamente importante para que você possa usufruir do valor pago e, assim, poder adquirir o gás para a sua família. Abaixo, na imagem, você pode visualizar as datas nas quais os pagamentos serão feitos neste ano de 2023. Veja:
A princípio, essas são as datas nas quais acontecerá o pagamento até o fim do ano. Perceba que não são todos os meses que o pagamento é feito, pois estima-se que o gás dure por, pelo menos, 60 dias.
Por isso, justamente, é importante que a família também se organize para atingir esse tempo com o gás atual.
Quem recebe o Vale Gás 2023?
Até aqui você já pôde perceber se faz parte do grupo de brasileiros que pode, ou não, receber o vale gás. Além disso, já pôde visualizar a tabela de pagamentos. Agora, separamos algumas considerações sobre como funciona o recebimento.
Basicamente, o pagamento será feito para aquelas famílias que têm o cadastro no CadÚnico, como vimos. Mas isso não quer dizer que qualquer membro da família possa recebê-lo. Neste caso, o responsável familiar é quem receberá o pagamento. Esse responsável familiar deverá estar explicitamente indicado no cadastro no CadÚnico.
No caso das famílias que têm beneficiários do BPC e não estão no CadÚnico, o pagamento será feito diretamente para o titular do benefício ou, em casos especiais, para o seu responsável legal.
Desse modo, é possível garantir que a família realmente tenha acesso ao benefício e não corra o risco de o pagamento ser perdido devido a um familiar não autorizado receber o valor.