O prazo para receber o dinheiro referente ao PIS / PASEP é consideravelmente longo. Por exemplo, algumas das parcelas referentes ao ano base 2017 ainda estão sendo liberadas para parcelas da população. Por isso, é indispensável que os trabalhadores se mantenham atentos para não perder o tempo. Mas, você sabe o que acontece ao não sacar PIS PASEP?
Por exemplo, os brasileiros que tem direito ao abono salarial 2017 podem realizar a retirada até junho deste ano. Só que esse direito não se trata de algo acumulativo, não. O período é organizado para que todos possam retirar esse montante, mas dificilmente há como rever em caso de esquecimento.
Você não tem ideia do que acontece ao não sacar PIS PASEP? Não tem problema, porque esse artigo foi feito especialmente para tirar essa dúvida. Sendo assim, você pode conferir o que se sucede quando um trabalho de empresa privada ou do sistema público não exerce esse benefício dentro do espaço de tempo adequado.
Quem tem direito de receber o PIS PASEP?
A primeira medida é saber se você realmente tem o direito de sacar essa quantia extra. O cidadão possui o direito ao abono salarial se trabalho formalmente, ao menos, um mês no ano seguinte com remuneração média de até dois salários mínimos.
Além do período mínimo de trabalho formal, para estar dentro das requisições para receber esse montante, o sujeito necessita estar inscrito no PIS ou PASEP há cinco anos, no mínimo. E não para por ai! Porque o funcionário demanda que todas as informações solicitadas tenham sido repassadas pelo seu respectivo empregador para a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Essas condições foram devidamente respeitadas? Então, você tem o direito de receber o abono salarial. Lembrando que o PIS PASEP conta com o valor total de um salário mínimo para quem trabalhou com carteira assinada durante o ano inteiro. Portanto, o pagamento ao trabalhador corresponde a quantidade de meses com serviço formal comprovado.
O que ocorre se o trabalhador não sacar PIS PASEP?
Hoje em dia, o brasileiro tenta se recuperar depois de uma das crises financeiras mais graves da sua história. O desemprego chegou a ultrapassar os 14 milhões e muitas empresas fecharam as portas. Por isso, o recebimento de qualquer quantia pode representar a chance de organizar as finanças ou turbinar o orçamento familiar.
Mas, o que se sucede quando o beneficiado resolve não sacar PIS PASEP? De acordo com informações do Governo Federal, o cidadão pode não retirar o valor do abono salarial no decorrer do calendário anual de pagamento referente ao ano base. Em uma eventualidade, o cidadão em questão perde o direito a ter acesso ao dinheiro.
A quantia retorna ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Isso quer dizer que não sacar PIS PASEP não pode ser solucionado no ano seguinte, uma vez que não se acumula valores de um ano para o outro. Há até aqueles que entraram com ação judicial para exigir o saque do abono salarial após o encerramento do prazo.
De qualquer maneira, a forma mais simples de não ter problemas ao não sacar PIS PASEP é fazer o oposto. Ou seja, você deve se prevenir e pegar o dinheiro para evitar qualquer dificuldade.