O PIS é um direito que contempla milhões de trabalhadores em todo o território nacional. Portanto, é comum que próximo dos prazos no calendário anual todos se mostram especialmente dispostos a procurar por mais informações para receber a quantia que é sua por direito. Mas, você sabe como entrar em contato para saber do PIS?
Existem várias maneiras de contato com a Caixa Econômica Federal para tirar as suas dúvidas a respeito do PIS. Essa é a sua situação? Então, vamos lhe ajudar a descobrir como fazer isso sem sair de sua casa ou perder tempo no trabalho. Vamos lá?
Quem tem direito ao PIS?
De modo geral, o PIS é pago uma vez por ano, respeitando sempre a programação. A quantia para cada cidadão varia consideravelmente e o máximo é de até um salário mínimo. Além disso, é necessário cumprir algumas pendências para receber o PIS. Confira:
- Atuar profissional com carteira assinada por, pelo menos, um mês no ano base;
- Receber até dois salários mínimos por mês no ano anterior;
- Estar cadastrado no PIS em um prazo de cinco anos;
- O empregador necessitar ter passado ao Governo Federal as suas informações atualizadas para a Relação Anual de Informações Sociais – RAIS.
Como entrar em contato para saber do PIS?
A opção para saber como entrar em contato para saber do PIS é muito simples, basta se encaminhar até uma casa Lotérica ou agência da Caixa, portando seus documentos sociais, inclusive CTPS e RG e, ainda, o cartão cidadão, se houver, para que consiga fazer saque do PIS. E se bater aquela dúvida?
A boa notícia é que você conta com Central de Atendimento para ligar sempre que precisar e sem nenhum custo. Afinal, é um número de contato 0800! Atualmente, a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal possui o seguinte número 0800 726 0207 e pode repassar até informações de outros programas sociais (Bolsa Família, FGTS, etc).
Vale salientar que o horário de atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 8 às 22, e aos sábados, das 9h às 22h. Você deve escutar o menu de alternativas e selecionar a opção que se encaixar com o seu caso.
Você sabia que há como entrar em contato para saber do PIS virtualmente? Você pode tirar as suas dúvidas pela internet, descobrindo se o dinheiro já está a sua disposição para saque e também verificar qual é a quantia devida. E ainda dá para solicitar mais alguns esclarecimentos através do aplicativo Caixa Trabalhador, que é baixado gratuitamente.
Atenção aos prazos do pagamento do PIS
No entanto, o PIS não se acumula de um ano para o outro. O que isso significa? Não da para sacar depois. Tudo o que você pode fazer é retirar esses recursos dentro do prazo estabelecido ou nas circunstancias quando ocorre uma prorrogação. Se, por algum motivo, você não efetuar esse saque vai perder tudo e a quantia será devolvida ao FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.