Está precisando de uma graninha para deixar as contas equilibradas? A liberação do PIS PASEP em abril de 2019 pode ser uma excelente notícia para milhões de brasileiros. O lote começou a ser pago recentemente e tem a ver com o calendário 2018 – 2019, ano base 2017.
Quem tem direito ao PIS PASEP em março de 2019?
De acordo com informações da Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia, a previsão é que quase três bilhões de reais sejam repassados a cerca de 3,5 milhões de trabalhadores em todo o Brasil.
Conforme o calendário do abono salarial, as pessoas que nasceram entre os meses de janeiro e junho terão acesso ao benefício ainda neste primeiro trimestre. De qualquer maneira, o recurso estará a disposição dos brasileiros até o dia 28 de junho, data final para o saque.
Até agora, o abono salarial pode ser concedido para profissionais com até dois salários mínimos por mês com atividade remunerada comprovada por 30 dias, no mínimo, no ano base. É indispensável ainda estar cadastrado no PIS PASEP há cinco anos, pelo menos. Além disso, é essencial ter as informações repassadas adequadamente pelo empregador à Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2017.
Quem já possui conta na Caixa Econômica tem praticidade na hora da retirada. Isso acontece porque o pagamento é realizado dois dias antes dos demais trabalhadores e cai diretamente na conta.
No PASEP, a quantia também é destinada diretamente aos correntistas do Banco do Brasil a partir do 3º dia útil anterior ao começo de cada ciclo de pagamento. Os demais funcionários públicos devem se apresentar a uma agência com documentos pessoais para sacar.
Quantia depende dos meses trabalhados no ano base
Mas, quanto o trabalhador vai embolsar com o PIS PASEP em março de 2019? A quantia a ser recebida é vinculada com aos meses de serviço prestado no ano anterior. Ou seja, o cidadão tem a obrigação de trabalhar, ao menos, 30 dias para ter acesso ao PIS PASEP em março de 2019.
Só que quanto mais tempo o trabalhador passar com a carteira assinada, mais terá direito a receber no ano seguinte. Por isso, aqueles que trabalharam somente um mês em 2017 vão ganhar 1/12 de um salário mínimo. Ou seja, cerca de R$ 84 neste ano. O cidadão que atuou por dois meses vai receber R$ 168. Somente poderá sacar o valor completo de um salário mínimo, o brasileiro que trabalhou os 12 meses do ano base.
Como sacar o PIS PASEP?
Para receber o abono salarial, o trabalhador que tiver o Cartão do Cidadão e uma senha cadastrada pode se encaminhar aos pontos de autoatendimento da Caixa ou ainda a uma casa lotérica. Se não tiver com o Cartão Cidadão nas mãos, é possível receber o dinheiro em uma agência da Caixa com a apresentação de um documento de identificação.
Para ter certeza que você terá algum dinheiro a receber com PIS PASEP de 2019, basta entrar em contato pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. Ou ainda acessar o site oficial da Caixa em Consultar Pagamento. O Banco do Brasil também oferece diversos canais de atendimento para tirar as dúvidas sobre o PASEP no seu site.