Desde o dia 16 de agosto, o pagamento do segundo lote do abono salarial PIS-PASEP referente ao ano de 2017 está sendo pago. Com relação ao PIS, o pagamento ocorrerá aos trabalhadores do setor privado nascidos em agosto, enquanto que os servidores públicos com final da inscrição 1 serão beneficiados pelo PASEP. Mas, e quanto ao 3 lote do PIS / PASEP?
Você também tem essa dúvida? Bom, a quantia reservada ao abono varia consideravelmente de R$ 80 a até R$ 954, dependendo do período em que uma pessoa realizou trabalho com carteira assinada no ano passado. Além disso, o cidadão necessita ter passado por essa função com uma remuneração de até dois salários mínimos e pelo período mínimo de 30 dias.
Vale salientar a necessidade ainda de estar cadastrado (a) no PIS / PASEP há mais de 60 meses e contar com todas as informações em dia. No entanto, essa responsabilidade de atualizar os dados relacionados a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) cabe unicamente ao empregador.
3 lote do PIS/PASEP e o calendário do ano base de 2017
De acordo com o calendário, aqueles que nasceram entre os meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro vão ter acesso aos devidos valores ainda neste ano. Enquanto que os nascidos nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho precisarão esperar até os primeiros meses de 2019.
Independente da data do 3 lote do PIS/PASEP, os seus integrantes e até os trabalhadores vinculados aos outros lotes poderão solicitar o pagamento até o dia 28 de junho de 2018. Essa data corresponderá ao prazo final para exigir esse direito, antes de pedir o acesso a esse montante.
PIS/Pasep ano-base 2016
No mês de julho, foi reaberto o período que permite os saques do abono salarial PIS/PASEP referente ao no de 2016. Neste caso, o prazo vai se alongar até o dia 30 de dezembro, sendo que este é o terceiro ano seguido no qual acontece algum tipo de prolongando do prazo visando beneficiar o trabalhador.
De acordo com o Governo Federal, essa nova prorrogação ocorreu devido a uma solicitação de representantes dos trabalhadores no Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Desta maneira, os trabalhadores tanto do segmento corporativo quanto do funcionalismo público terão mais tempo para se organizar e solicitar esse pagamento.
Isso porque senão for sacado dentro do prazo estipulado e até prorrogado, o montante ficará indisponível ao trabalhador. Isso mesmo! Há até quem pensa que esse valor poderá ficar acumulado para o ano seguinte, mas isso não é uma verdade.
Quando não é sacado, o recurso volta ao Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT), visando promover o pagamento do seguro-desemprego e também do abono salarial no ano seguinte. Só que esses valores não estarão mais a sua disposição, retornando para um fundo nacional. Sendo assim, é indispensável que você fique atento aos prazos do 2 e 3 lote do PIS/PASEP para não perder que o é seu por direito. Em caso de dúvida, acesse esse site.