O saque aniversário do FGTS 2020 está prestes a começar. Os primeiros pagamentos iniciam em abril deste ano, terminando apenas em fevereiro de 2021. Até lá, todas as pessoas que se enquadrarem nos requisitos e tiverem solicitado o saque aniversário poderão sacar o FGTS diretamente com o seu cartão cidadão.
Entretanto, para que você saiba qual o momento de sacar o seu dinheiro, bem como fique por dentro de tudo que precisa saber sobre o assunto, elaboramos este guia. Sane todas as suas dúvidas rapidamente. Continue lendo.
O que saque aniversário?
Em linhas gerais, o saque aniversário nada mais é do que uma modalidade de retirada de dinheiro do Fundo de Garantia que o trabalhador pode aderir, desde que queira. Assim, é possível escolher se quer participar deste saque ou não, ganhando o direito de receber, anualmente, no seu mês de aniversário e/ ou nos dois meses seguintes.
Porém, apenas quem avisar a Caixa Econômica Federal é que poderá fazer os saques anuais. Para isso você deverá dirigir-se até a agência antes do último dia do mês do seu aniversário. Por exemplo, se você faz aniversário em abril, terá até dia 30 de abril para solicitar a participação nos pagamentos anuais. Caso contrário, se você fizer a solicitação depois deste prazo, só terá direito ao saque aniversário a partir de 2021.
FGTS 2020: Cronograma do Saque Aniversário
O saque aniversário do FGTS 2020 segue um cronograma organizado para que todo mundo possa receber. Abaixo apresentamos este calendário completo para que você possa se organizar:
- Nascidos em janeiro e fevereiro: saque de abril a junho de 2020;
- Para os nascidos em março e abril: saque de maio a julho de 2020;
- Nascidos em maio e junho: saque de junho a agosto de 2020;
- Para os nascidos em julho: saque de julho a setembro de 2020;
- Nascidos em agosto: saque de agosto a outubro de 2020;
- Para os nascidos em setembro: saque de setembro a novembro de 2020;
- Nascidos em outubro: saque de outubro a dezembro de 2020;
- Para os nascidos em novembro: saque de novembro de 2020 a janeiro de 2021;
- Nascidos em dezembro: saque de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.
Informações importantes
Vale ressaltarmos que ao aderir ao saque aniversário você estará de acordo com outros pontos envolvidos com este tipo de pagamento. Sendo assim, você estará diante das seguintes considerações:
- Se você optar por fazer os saques anuais, não poderá sacar o saldo total da conta caso você seja demitido sem justa causa;
- Você só poderá voltar a modalidade anterior, de saque total em caso de demissão, apenas dois anos depois de ter optado pelo saque anual;
- O saque sempre será uma porcentagem da conta, independente de ela ser ativa ou inativa, variando de acordo com o valor total.
Atente-se para o calendário de saques e garanta o recebimento do pagamento do FGTS 2020, desde que, claro, você tenha solicitado esta modalidade de recebimento. Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário aqui abaixo. Até o próximo post!