Você sabe qual será o valor do resgate do PIS / PASEP? A boa notícia é que você pode acabar com essa dúvida facilmente nos dias de hoje. Quem ainda não efetuou a retirada deste dinheiro tem o dinheiro de verificar o saldo a receber com reajuste de 8,9741%.
Ficou interessado em esclarecer isso, mas não sabe o que fazer? Então, confira algumas dicas para checar o quanto você tem o direito de receber e como fazer esse procedimento! Vamos lá?
Quem pode ter algum valor do resgate do PIS / PASEP a disposição?
Desde o dia 14 de agosto, pessoas de todas as idades e até aqueles que não são clientes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil já podem contar com essa facilidade. Esse benefício está a disposição de qualquer brasileiro que atuou com a carteira devidamente assinada e contribuiu com o fundo até o dia 4 de outubro de 1988.
Caso você tenha sido funcionário de alguma empresa até essa data limite, é obrigatório que tenha arcado com contribuições ao PIS. Já os servidores públicos necessitam ter realizado esse mesmo pagamento, mas ao PASEP. Mas, se você começou a trabalhar somente depois deste período, a notícia não é nada animadora. Isso porque você não possui nenhum recurso para resgatar neste momento.
As pessoas com menos de 60 anos foram favorecidas com uma autorização do Governo Federal. Sendo assim, elas precisam correr contra o tempo! Isso porque o prazo para sacar esse dinheiro se encerrará na próxima sexta-feira, no dia 28 de setembro.
Já os idosos com mais de 60 anos ou que sofrem com alguma invalidez, enfermidade séria ou quem é herdeiro de um cotista não possuem essa preocupação. Isso acontece porque o recurso pode ser sacado a qualquer momento.
De acordo com informações do Governo Federal, aproximadamente 57 milhões de pessoas tendem a ser beneficiadas com a medida provisória que oportunizou o recebimento do valor do resgate do PIS / PASEP. Com essa resolução valendo para cotistas de todas as faixas etárias a fim de facilitar o acesso ao fundo, o objetivo da União é elevar o número de saques.
Qual é valor do resgate do PIS/PASEP e como descobrir isso?
Segundo dados publicados na Revista Exame, o brasileiro que já efetuou o saque do valor do resgate do PIS / PASEP não recebeu a correção. Hoje em dia, a quantia aproximada a ser repassada é de quase R$ 1400 por cotista. Sendo assim, aqueles beneficiados que sacaram a partir de agora estão ganhando cerca de R$ 1500.
Mas, como verificar o seu saldo? É bem simples! Os trabalhadores da área privada precisam acessar o site da Caixa, inserindo o CPF e também o NIS. Caso os colaboradores não se sintam tão a vontade, é possível checar pelo telefone 0800-7260-207, nas agências bancárias ou nos caixas eletrônicos, com o Cartão Cidadão.
Os funcionários públicos também pesquisar o montante do PASEP no site do BB, portando o CPF, o número de inscrição do Pasep e a data de nascimento.